MinicursoMapasConceituais3

MAPAS CONCEITUAIS: COMO? QUANDO? PARA QUÊ? POR QUÊ?

MinicursoMapasConceituais3

Luna Apóstolo*

“Mapas Conceituais: Quando? Como? Para quê? Por quê?” é um minicurso oferecido pela professora Karly Alvarenga, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Com o objetivo de ensinar como elaborar mapas conceituais e as teorias que os norteiam, os participantes também receberão capacitação para utilização do software CmapTools, ferramenta de mapeamento de conceitos desenvolvido pelo Florida Institute for Human and Machine Cognition (Instituto da Flórida para Cognição Humana e Mecânica).

De acordo com a professora Karly Alvarenga, a utilização de mapas conceituais é extensa. Estes são utilizados tanto em empresas quanto em diversos cursos de graduação, tais como da área de medicina e de educação. São, assim, amplamente utilizados para organização de inter-relações entre conceitos, organização e apresentação de conhecimento e, inclusive, avaliações acadêmicas.

Este minicurso contará com três encontros, tendo início no dia 28 de fevereiro e terminando em 28 de março. As aulas serão teóricas e práticas, com duração de uma hora e meia e todas as atividades serão realizadas de forma remota, não havendo encontros presenciais.

A ação é aberta a estudantes e professores de todas as áreas de graduação e pós-graduação e, ao final do curso, se solicitado, os participantes receberão um certificado equivalente a 9 horas de atividades complementares.

As inscrições foram encerradas no dia 15/02 devido ao grande volume de inscritos.

RESUMO

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos participantes conhecimentos de como elaborar um mapa conceitual e quais os subsídios teóricos que o norteia

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer a teoria que subsidia um mapa conceitual

- Compreender as circunstâncias ideais para se usar um mapa conceitual

- Elaborar mapas conceituais

- Manusear o software Cmaptools

METODOLOGIA

3 Encontros remotos (1h30) + 3 Atividades extras (1h30) = Total: 9h

1º Encontro: 28/02/2022 às 17h30min - Aula teórica.

2º Encontro: 14/03/2022 às 17h30min - Aula prática com o uso do Cmaptools.

3º Encontro: 28/03/2022 às 17h30min - Socialização e discussão dos mapas construídos pelos participantes nas atividades e Encerramento.

PÚBLICO ALVO

Estudantes e professores de graduação e pós-graduação

Inscrições encerradas.

Clique aqui para entrar na sala de encontro virtual nos horários estabelecidos.