Ciclo de palestras passadas

Confira as palestras que já passaram pelo GEEM:

 

 CICLO DE PALESTRAS 2021 

 

MARÇO

06: Movimentos no plano: translação. Uma análise de modelos matemáticos de estudantes do 1º ano do Ensino Médio
Edson Ferreira da Costa Júnior
Aluno de mestrado

20: Neurociências e Matemática
Karly Barbosa Alvarenga

 

ABRIL

03: O ensino de Inglês. A metodologia de coleta e análise de dados empregada
Miriam Figur
Portugal

17: As opções de Pós-Graduações em Ed. Matemática no Brasil e no Exterior
Cristiano Muniz
Ex-presidente da SBEM Nacional
Professor aposentado da UnB (se doutorou na França)

 

MAIO

01: Evasão na licenciatura.
Heloísio Mendes
Doutorando PPGECM/UFG

22: A escrita científica: algumas dicas
Chaiane de Medeiros
Doutora e Técnica em assuntos educacionais

 

JUNHO

05: Cosméticos: uma proposta de experimentação no ensino de química para alunos com deficiência visual (uma visão interdisciplinar)
Mislene da Silva Gomes
Técnica do Instituto de Matemática e Estatística

19: A matemática da tomografia computadorizada: uma introdução
Geci José Pereira da Silva

 

JULHO

03: Teachers’ Emotions and Perceptions towards using Information and Communication Technologies in Teaching English as a Foreign Language
(Emoções e percepções dos professores em relação ao uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de inglês como língua estrangeira)
Miriam Figur

24: A abordagem de Limites em Livros Didáticos de Cálculo Diferencial e Integral
Leniedson Guedes
Doutorando PPGECM UFG

 

AGOSTO

07: A Matemática no Currículo de Nutrição
Débora Danielle

21: Análise de respostas em uma avaliação de cálculo diferencial integral: alguns processos do pensamento matemático identificados
Emanuel Peixoto e Gabriela Rodrigues

 

SETEMBRO

04: Árvores, carrinhos e investigações: experiências durante as aulas de matemática no CEPAE
Marcos Vinícius dos Santos Amorim
Universidade Estadual de Goiás

18: Habilidades Matemáticas no contexto do letramento no Brasil
Jhone Caldeira
Universidade Federal de Goiás

 

OUTUBRO

02: A Discalculia em publicações de congressos
Hellen Marques Ribeiro
PPGECM/UFG

16: Modelagem na Educação Matemática: pesquisas e atividades
Jhony Alexander Villa-Uchoa
Universidad de Antioquia - CO

30: A evasão na Licenciatura em Matemática
Heloísio Mendes
Doutorando PPGECM/UFG

 

NOVEMBRO

13: A Teoria das Situações Didáticas, a inclusão e a ludicidade: o conceito de função junto a estudantes com deficiência visual
Érica S. Silveira Nery
Universidade de Brasília

27: Um estudo sobre processos mentais matemáticos no Ensino Médio
Selma Costa, João Victor Alves e Eduarda Cabral
GEEM - UFG

 

DEZEMBRO

11: Um estudo sobre a abordagem de Limites de Funções em livros didáticos universitários
Leniedson Guedes
Doutorando PPGECM/UFG

 

 

 CICLO DE PALESTRAS 2022 

 

JANEIRO

29 – LEITHOLD X GUIDORIZZI: COMO ESSES AUTORES APRESENTAM O CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL
Leniedson Guedes dos Santos
Doutorando PPGECM UFG

 

FEVEREIRO

12 – AÇÕES MENTAIS MATEMÁTICAS
Caio Nascimento, Eduarda Dias Cabral, Hayanna Hakebe e Pedro Paulo Teodoro
Grupo de Iniciação Científica em Educação Matemática IME- UFG

26  CONVERSA SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA I
Juliana Campos de Andrade
Mestra em linguística, na área de teoria da gramática - Universidade de Brasília

 

MARÇO

12 - CONVERSA SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA II
Juliana Campos de Andrade
Mestra em linguística, na área de teoria da gramática - Universidade de Brasília

26 – PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE NUTRIÇÃO
Débora Danielle Priebe
Doutoranda PPGECM UFG

 

ABRIL

09 – NEUROMATEMÁTICAS: UN PANORAMA DE INVESTIGACIÓN
Juan David Giraldo
Pregrado en Psicología
Profesor de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanas
Universidad de Medellín

30 – MODELAGEM E ANÁLISE DE ESTABILIDADE DA VIBRAÇÃO DAS PREGAS VOCAIS
Dra. Kélem Gomes Lourenço
Docente IME - UFG

 

MAIO

14 – A UTILIZAÇÃO DE MOSAICOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Bruno N. G. Gama (mestre pelo PROFMAT UFG), Gabryel dos Santos Freitas, Thiago Fernandes e Pedro Paulo Teodoro
Participantes do projeto de Estágio I e II - Elaboração de Materiais Lúdicos Diferenciados a partir do Lixo para as Aulas de Matemática

28 – O ENSINO DA ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB UM OLHAR DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS
Suzany Rocha T. Lopes
Mestre pelo PROFMAT - IME UFG

 

JUNHO

11 – O NÚMERO DE EULER NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS DE ABORDAGENS COM APLICAÇÕES
Nayara de Novaes R. Villani
Mestre pelo PROFMAT - UNESP São José do Rio Preto

25 – A EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
Dr. António Domingos
Universidade Nova de Lisboa - PT

 

JULHO

09 – TRANSICIÓN DEL NIVEL MEDIO AL SUPERIOR EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA, EL CASO DE MÉXICO
Dr. Angel Homero F. Samaniego
Profesor de Carrera adscrito al área de Matemática
Colegio de Ciencias y Humanidades, UNAM - Mexico

 

SETEMBRO

17 – PESQUISA NA ÁREA EDUCACIONAL: POR QUÊ E COMO
Dra. Karly B. Alvarenga
Universidade Federal de Goiás

 

OUTUBRO

01 – NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Nicole Francisca Henriques dos Santos Castro
Fundação Butantan

15 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Dra. Maria Maroni Lopes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

29 – TEOREMA DO PASSO DA MONTANHA
Dr. Kaye Oliveira da Silva
Universidade Federal de Goiás

 

NOVEMBRO

12 – A ABORDAGEM STEAM EM PESQUISAS
Mestrando Bruno Diniz (PPGECM)
Universidade Federal de Goiás

26 – OS TRABALHOS DO ENEM E DO SIPEM SOBRE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Mestrando Djair dos S. L. Junior (PPGECM)
Universidade Federal de Goiás

 

 

 CICLO DE PALESTRAS 2023 

 

JANEIRO

28: REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DE LIMITES EM LIVROS DIDÁTICOS
Leniedson Guedes (UFOB)
Doutorado no PPGECM/UFG

FEVEREIRO

04: ANÁLISE DE MONTAGENS DE MOSAIQUES NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Thiago de Lima Fernandes e Gabryel dos Santos Freitas
Licenciatura em Matemática - IME/UFG

11: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM UMA OFICINA DE TRIGONOMETRIA
Gabriel Gomes dos Santos e Ítalo Marques Rodrigues Silva
Licenciatura em Matemática - IME/UFG

18: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLA INTEGRAL: O COLÉGIO LYCEU
Isabelle Queiroz Monti e Viviane de Oliveira Fernandes
Licenciatura em Matemática - IME/UFG

25: TEA, TDAH e FANZINES: UM ENTRELAÇO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Djair Dos Santos Lacerda Júnior
Professor Da Rede Pública De Goiás
Mestrado no PROFMAT/UFG

 

MARÇO

Recesso na UFG

 

ABRIL

15: CONVERSAS A RESPEITO DO MÉTODO E METOLOGIA DA PESQUISA
Dra. Ana Paula Magalhães
UEG/Anápolis

 

MAIO

13: A DISCALCULIA EM EVENTOS BRASILEIROS E INTERNACIONAIS
Hellen Marques
Secretaria De Educação De Silvânia
Mestrado no PPGECM/UFG

27: POR QUE PENSAR A LITERATURA PARAS AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?
Dr. Rafael Montoito 
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas

 

JUNHO

10: A MATEMÁTICA, O CURRÍCULO E A PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DOS NUTRICIONISTAS
Débora Danielle A. Priebe
Técnica Em Assuntos Educacionais FANUT/UFG
Doutorado no PPGECM/UFG

 

JULHO

01: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO SEGUNDO O MODELO TEÓRICO DE AÇÕES MENTAIS MATEMÁTICAS
Caio Nascimento 
Bolsista de Iniciação Científica - IME/UFG

22: MOSAIQUES
Gabriel Rodrigues
Kevyn Alecsander
Ronaldo T. S. Júnior
Caio Nascimento